.

terça-feira, 29 de maio de 2007

BIODIVERSIDADE. O PULMÃO DO MUNDO



O QUE É, BIODIVERSIDADE?


É a variedade de organismos vivos de todas as origens encontrados nos diversos ecossistemas do planeta. Por organismos vivos podemos compreender a diversidade de espécies da fauna, flora e de microorganismos, que realizam suas funções ecológicas em conjunto, mantendo o ecossistema em equilíbrio.
Também podemos dizer que é um conjunto de fitofisionomias bastante diversificadas, que formam a Mata Atlântica, propiciou uma significativa diversificação ambiental, criando as condições adequadas para a evolução de um complexo biótico de natureza vegetal e animal altamente rico. É por este motivo que a Mata Atlântica é considerada atualmente como um dos Biomas mais ricos em termos de diversidade biológica do Planeta.

A gravidade do assunto.

Caro leitor, a coisa é mais grave do que pensamos, para termos idéia na época do descobrimento das Américas, a Mata Atlântica apresentava cerca de 1.000.000 de km 2 - 12 % do território Brasileiro - e hoje está reduzida a apenas cerca de 5 % do original.
No momento, a mil e uma reuniões para resolver ou minimiza o problema, mas falta um pouco de boa vontade de alguns paises ricos.
No Brasil existem alguns órgãos e ONGs que estão mobilizados para tentar salvar um pouco da fauna e flora do pais, um exemplo disto é a Associação Mico Leão Dourado. Visite o site : http://www.micoleao.org.br/ptg/home.php e conheça um dos animas ameaçados de extinção.

Algumas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.

Fauna - A Ararinha-azul, é uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro que vai da Bahia ao Sul do rio São Francisco


O Gavião-Real, essa é a maior ave de rapina do mundo, e a maior do Brasil. Solitário, o gavião-real vive em florestas ou nas margens de rios do Brasil e da América Central.

Também, Lobo-guará, Cachorro-vinagre, Jaguatirica, Gato-maracajá e outros

Flora – A Gravatá, monjola(bromélia), Rabo-de-galo, imperatriz –do -Brasil, Amarilis- azul. E outros mais que completam a vasta lista da Fauna e Flora ameaçados de extinção.
Devemos hoje olhar o ontem e o amanhã, pois estamos prestes a assinar a nossa própria certidão de óbito. A cada arvore derrubada, a cada espécie exterminada, é uma letra assinada na nossa própria certidão de óbito! Pense bem antes de destruir um ecossistema.
Visite e ouça um nobre descurso! http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home