.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

MPB E NOVA MPB

(Clave de Sol)

MPB E NOVA MPB


Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.

Nos séculos XVIII e XIX, destacavam-se nas cidades, que estavam se desenvolvendo e aumentando demograficamente, dois ritmos musicais que marcaram a história da MPB : o lundu e a modinha. O lundu, de origem africana, possuía um forte caráter sensual e uma batida rítmica dançante. Já a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma e erudita.

Na segunda metade do século XIX, surge o Choro ou Chorinho, a partir da mistura do lundu, da modinha e da dança de salão européia. Em 1899, a cantora Chiquinha Gonzaga compõe a música Abre Alas, uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas da história.

A renovação da música brasileira está avançando de forma exuberante e simétrica, Hoje falo do Grupo NA ESTRADA onde três jovens músicos da cidade do Paulista,PE dão uma nova cara a música popular brasileira. Arrebentando com lindas canções próprias e interpretações de músicas que são ícones de gerações. O maior destaque do Grupo no momento é sua música de trabalho.(SENSIBILIDADE AFLORAR) que vem sendo ouvida e baixada através do seu site de forma absurda e inesperada, vale a pena conferir pelo site: www.palcomp3.com.br/naestrada Digo mais, será em pouco tempo um dos grupos de maior repercussão nacional do gênero.

6 Comentários:

  • UAU!!!! PEDRO, NÓS DO GRUPO NA ESTRADA FICAMOS LISONJEADOS COM SUAS PALAVRAS. "SENSIBILIDADE AFLORAR" REALMENTE ESTÁ SUPERANDO EXPECTATIVAS. BEIJÃO E SUCESSO PARA NÓS!!!!!!!!!

    Por Anonymous Anônimo, às 6 de outubro de 2007 às 06:26  

  • Pedro, o Grupo NA ESTRADA, é simplesmente demais! É música boa, com letras, coisa que a gente atualmente vê muito pouco.Tenho pena dessa nova geração que curte música sem poesia.
    NA ESTRADA, é a esperança da volta da música comm poesia...
    Bjs.

    Por Anonymous Anônimo, às 17 de outubro de 2007 às 03:35  

  • Pedro este seu artigo está de grande qualidade, assim como de qualidade são as músicas do Grupo Na Estrada. è uma mistura de todos os ritmos pernambucanos tocados pelo coração de jovens artistas.Na música mais um dia a Nathalie nos encanta com um suave e romântico sentimento de solidão.na Sensibilidade aflorar nos revigora o ânimo a continuar na batalha sempre.

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de outubro de 2007 às 07:03  

  • Que maravilhosa a música deste grupo,eles merecem está entre as mais tocadas. Quando os veremos na tv?Parabéns pelo artigo a Nova MPB vem com tudo e espero parar de ouvir tocar tanto músicas de baixo nível.

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de outubro de 2007 às 07:05  

  • Pernambuco é 10. os cantores pernambucanos tem qualidade. è preciso dá apoio a partir da sua terra, o povo nordestino também sabe o que é bom.

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de outubro de 2007 às 07:08  

  • Estou aqui em São Paulo e me enviaram o email para ler este artigo, parabéns falar a verdade é o que todos deveríamos fazer neste país.Show de bola o som do grupo na ewstrada.

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de outubro de 2007 às 07:10  

Postar um comentário

<< Home